Simple present

Publicado por talktobe em

Já vimos como compor frases no presente simples usando o verbo TO BE. Hoje veremos como compor frases simples no presente utilizando os demais verbos.

É importante você observar que quando nos referimos a algum verbo em sua forma infinitiva (TRABALHAR, ESTUDAR, FALAR), sempre utilizamos o TO na frente:  TO WORK, TO STUDY, TO SPEAK. Quando esse verbo é conjugado, o TO não o acompanha; portanto, quando usamos o verbo no presente após o sujeito (EU TRABALHO, VOCÊ ESTUDA, ELES FALAM), o verbo continua na mesma forma mas sem o TO: I WORK, YOU STUDY, THEY SPEAK. Vamos ver na prática para facilitar!

Em uma estrutura básica de frase afirmativa e no presente temos o SUJEITO/PRONOME + VERBO + COMPLEMENTO. No inglês, diferente do português, a única variação que esse verbo sofre é aplicado à terceira pessoa do singular. Veja abaixo a diferença do inglês e português na conjugação dos verbos no presente simples.

Simple Present

Como podemos ver, na 3ª pessoa do singular o verbo aparece com S no final, e é essa a regra que vale para todos os verbos. Veja os exemplos:

I study every morming. | Eu estudo todas as manhãs.

She studies every morning. | Ela estuda todas as manhãs.

You speak English very well. | Você fala inglês muito bem.

He speaks English very well. | Ele fala inglês muito bem.

Você percebeu que no caso do verbo SPEAK foi só acrescentado o -S no final (SPEAKS) e no verbo STUDY já não foi a mesma coisa (STUDIES)? De modo geral, para a maioria dos verbos basta acrescentar o –S no final da palavra. Mas há exceções. Vamos a elas:

 

VERBOS TERMINADOS EM -SS, -SH, -CH, -X, -Z e -O:

Nesses casos devemos acrescentar  –ES ao final da palavras. Veja os exemplos:

VERBOS TERMINADOS EM -Y PRECEDIDO DE CONSOANTE:

É o caso de “STUDY”. Quando a palavra terminar em Y e antes dela tiver uma consoante, o Y é substituído po IE e seguido por –S. Nos casos de consoante, o verbo não muda e só acrescenta-se o –S no final. Veja os dois casos:

EXCEÇÃO: VERBO TO HAVE

O verbo TO HAVE é uma exceção. Contrariando as demais regras, o verbo no plural fica HAS.

Na prática:

They have a big house. | Eles têm uma casa grande.

She has a big house. | Ela tem uma casa grande.

Continue praticando e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos. Let’s talk!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *